FUNAAD - Manaíra - PB

Fundação Antônio Antas Diniz

Cultura, Educação, Ética, Fraternidade, História, Ação Social

 
   MAPAS
INÍCIO
História
Patos Irerê
Princeza
São José
Triunfo
Flores
Mapas

 

História
Gentil contribuição de seu autor, Leandro de Lima Lira

Antecedentes da Conquista da Paraíba

Demorou um certo tempo para que Portugal começasse a explorar economicamente o Brasil, uma vez que os interesses lusitanos estavam voltados para o comércio de especiarias nas Índias, e, além disso, não havia nenhuma riqueza na costa brasileira que chamasse tanta atenção quanto o ouro encontrado nas colônias espanholas, minério este que tornara uma nação muito poderosa na época.

 

 
 

 

MAPA DO MUNICÍPIO

Fonte: Mapa do IBGE

Elaboração: Valdeny Antas Diniz

 

MAPA REGIONAL

Para a emancipação política de São José de Princesa, toda sua parte central e norte foi retirada dos municípios de Manaíra e Princesa Isabel.

O Sul e Sudoeste de Manaíra fazem fronteira com o estado de Pernambuco, limitando-se com os municípios de Serra Talhada e Santa Cruz da Baixa Verde.

 

Em 2009, o Governo da Paraíba excluíu Manaíra do Roteiro Turístico “Vale das Águas”, por falta de informações sobre suas potencialidades nessa área. Os elementos acima podem contribuir para o resgate desse espaço. 

MAPA TURÍSTICO DA PARAÍBA - Governo do Estado

 

MAPA DO BRASIL COLONIAL

O território da Paraíba pertencia à capitania de Itamaracá (PE), doada em 1534 a Pero Lopes, irmão de Martim Afonso de Souza. Diz-se que Pero Lopes morreu quando regressava de uma viagem às Índias, por isso não pôde, nem o puderam os seus herdeiros, colonizar e explorar com vantagem a sua capitania.

 

Roteiros de interiorização da Paraíba

Fonte: Almanaque Municípios Paraibanos

Elaboração: Valdeny Antas Diniz

 

Rota de penetração entre os dois grandes braços do rio Piancó

Fonte: Seixas, Wilson N. A Conquista e Povoamento do Sertão da Paraíba. 1973, p. 10

Elaboração: Emmanuel Conserva de Arruda / Adaptado pelo Autor

 

Mapa da época, constando Alagoa Nova e o Riacho de Alagoa Nova, que passa pelos Oitis, Riacho do Meio, até encontrar-se com o riacho das Bruscas (Piancozinho). Ali tem Princeza, com “z”, e seu nome anterior (Bom Conselho).

 

 

 
Direitos Reservados. ©: Valdeny Antas Diniz